Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa

O Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa foi criado em 2004 com o objetivo inicial de desenvolver recursos didáticos capazes de contribuir para difundir a cirurgia minimamente invasiva no Brasil, estendendo os benefícios deste acesso a um maior volume de pacientes.

Para isto, foi então idealizado um método original de ensino baseado em uma padronização bastante rígida da técnica operatória, incluindo conceitos até hoje inexistentes na literatura internacional. Este método, apresentado na forma de Videoatlas e inicialmente desenvolvido para a cirurgia colorretal, mostrou-se bastante efetivo para a redução da curva de aprendizado, sendo posteriormente estendido para diversos outros procedimentos videolaparoscópicos como gastrectomias, cirurgia bariátrica e hernioplastias.

A partir dos Videoatlas, base do Método Lubeck de ensino, desenvolveu-se o Curso ColoLap, realizado para pequenos grupos de cirurgiões com o objetivo de apresentar e discutir detalhes da padronização para colectomias videolaparoscópicas, incluindo a demonstração em operações ao vivo da sua aplicação e facilidade de reprodução. A boa aceitação e eficácia do Curso ColoLap pode ser demonstrada por seu histórico de aproximadamente 100 edições realizadas, em sua maioria, no Instituto Lubeck, em Itu, mas também com apresentações em um grande número de cidades do Brasil, além diversas edições na Espanha. Já são mais de 1300 alunos certificados pelo curso até o momento.

Sempre pensando em soluções que facilitem a capacitação dos cirurgiões, o Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa desenvolveu em 2015 o Sistema Lap-Box, possibilitando um treinamento com baixo custo e grande portabilidade, sendo um excelente recurso para um programa pessoal permanente em ambiente doméstico ou institucional.

Além destas importantes ferramentas, o Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa desenvolveu a EndoStreamer, um pioneiro dispositivo para preceptorias remotas, possibilitando aos alunos um apoio virtual em tempo real durante a realização de seus primeiros casos após o treinamento pelo Método Lubeck.

A efetividade deste programa de treinamento, aliado ao desenvolvimento de novas tecnologias de ensino e aprendizado, reforçam a necessidade de uma constante busca no sentido aprimorar os recursos para a expansão da cirurgia minimamente invasiva.

Conheça os cursosSaiba mais sobre Lap-box

Equipe

Dr. Miguel Pedroso

Dr. Miguel Pedroso

CRM 75294
Coloproctologia | Laparoscopia

Dr. Mauro Pinho

Dr. Mauro Pinho

CRM 6271
Cirurgia Geral | Coloproctologia

Thiago Bramante

Thiago Bramante

Tecnologia

A Clínica

A Clínica Lubeck, especializada em cirurgia videolaparoscópica avançada no tratamento das doenças do aparelho digestivo, representa o braço assistencial do Instituto Lubeck, sendo responsável pela realização de um grande número de atendimentos em pacientes oriundos de todo o Brasil. Além disto, desempenha um papel fundamental na viabilização e estruturação dos programas permanentes de treinamento do Instituto Lubeck de Ensino e Pesquisa, em especial o Curso ColoLap.

Criada em 2005 pelo Dr. Miguel Ângelo Pedroso, é integrada também por diversos outros especialistas, funcionando em instalações de excelente qualidade, oferecendo conforto e qualidade a seus pacientes.